domingo, 9 de agosto de 2009

Deputado Vanderley Pedrosa participou, no auditório do Sebrae-CE, da cerimônia de lançamento do I Festival das Flores em São Benedito.

Deputado Vanderley Pedrosa em companhia de sua esposa Dra. Adriana Torquato, participou no último dia 6, no auditório do Sebrae-CE, solenidade do I Festival das Flores de São Benedito, que se realizará nos de 4 a 7 de setembro. São Benedito é atualmente o maior produtor de flores e rosas do Brasil.


"As flores atraindo o turismo. O turismo gerando empregos e o emprego dignificando sua vida". Foi com este slogan que o prefeito de São Benedito, Júnior Brandão, lançou no último dia 6, no auditório do Sebrae-CE, I Festival das Flores de São Benedito, que se realizará nos de 4 a 7 de setembro.
Na ocasião, ele apresentou a programação do evento que constará de exposições, visitas a floriculturas e ao Instituto Tec Flores, oficinas, feira de artesanato, seminários, palestras e apresentações artísticas e, no encerramento, show com o cantor Moraes Moreira.

Júnior Brandão disse que o festival, além de ser um instrumento para ampliar a área plantada com flores na cidade (que hoje representa 40 hectares, mas que pode chegar até a 200 hectares), vai servir como instrumento para alavancar também o turismo e o artesanato na Serra da Ibiapaba. O Sebrae-CE, principal parceiro do festival, foi representado no evento pelo assessor especial da superintendência, Reginaldo Braga Lobo, que destacou o empreendedorismo do atual gestor de São Benedito em colocar as rosas como um segmento importante para alavancar outros setores como o turismo e o artesanato.

O secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado, Camilo Santana, por sua vez, destacou a importância do evento para a Serra da Ibiapaba, rica em solo e possuidora de um microclima especial para o cultivo de flores e anunciou a intenção da SDA em ampliar a área de cultivo de rosas em São Benedito. O desafio é incluir os agricultores familiares nesta atividade. "Não é fácil construir um mercado interno para as flores, quando a população não tem o hábito de presentear com flores, como ocorre no Sul e Sudeste do País e no exterior, mas os produtores de São Benedito estão vencendo estes obstáculos aos poucos e estão exportando seus produtos para vários países", disse Santana.

Conforme informou o diretor da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado, Francisco Zuza de Oliveira, presente ao lançamento, hoje a cidade de São Benedito produz 8 toneladas de rosas toda semana. O Ceará já exporta 63% de todas as rosas exportadas no Brasil, sendo a empresa Reijers a maior produtora. Segundo ele, a cidade pode chegar a produzir até 12 mil toneladas, mas ainda existem alguns gargalos em relação à logística de transporte que a Secretaria de Infraestrutura está tentando solucionar. Para ele, a cidade já incorporou a iniciativa de cultivo de flores e rosas que o Estado lançou em meados do ano 2001.

O produtor Cláudio Fogaça, da empresa Flora Fogaça, uma das apoiadoras do festival, disse que hoje a floricultura em São Benedito emprega mais de 500 pessoas gerando outros 500 empregos indiretos. Ele veio de Holambra, em São Paulo, começou plantando apenas um hectare, já expandiu para quatro hectares e acredita que o festival vai alavancar mais o consumo. O ex-deputado Tomás Brandão, que iniciou as bases do projeto de floricultura em São Benedito em 2001, lançou o desafio de ampliar a área plantada com flores e rosas de 40 para 200 hectares e sugeriu mais escolas e uma assistência técnica ao pequeno produtor para que ele possa conhecer a delicadeza do plantio de flores.

Mais informações:

Prefeitura do município de São Benedito
Rua Paulo Marques, 378, Centro
(88) 3626.2080

Nenhum comentário: