quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Estudantes de SÃO BENEDITO visitam o Parlamento Cearense.

O Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará (INESP) realizou mais uma etapa do projeto “CONSTRUÇÃO COMPARTILHADA DA CIDADANIA”, envolvendo escolas do município de São Benedito, sob inspiração e iniciativa da professora Adriana Torquato esposa do Dep. Vanderley Pedrosa, com a temática voltada para a preservação do meio ambiente daquela região, em busca de evitar uma maior degradação já observada.
Na ocasião, a professora Germana dos Reis Ximenes, da Escola Min. ANTÔNIO COELHO, sendo recebida pelo Deputado, juntamente com o secretário do meio ambiente, e as alunas Ângela dos Santos Nascimento, Ana Katrine de Morais Sousa, Késsia Damasceno Aguiar, Lívia de Oliveira Lima, as quais falaram dos seus trabalhos e projetos, relacionados com o meio ambiente, citando coleta seletiva de lixo. Vê-se também nos flagrantes as fotos da mesma ocasião, as quais foram recebidas no gabinete, as professoras: Jaqueline Saraiva Tomás Oliveira, Ozanira Marques e Maria das Graças de Oliveira, do colégio municipal Alferes Bandeira, do sítio pimenteiras, com as docentes na ocasião expressando as suas satisfações e alegrias em representarem o seus estabelecimentos de ensino, e o encantamento do sítio onde moram, devido a sua paisagem a qual proporciona pelo seu bucolismo, expressam diversas inspirações poéticas. Registramos, além a presença do professor Carlos Alberto Sousa Silva, da Escola FM Farias Brito, e do amigo da Escola Alferes Bandeira Rodrigo da Silva Oliveira.































A Assembleia Legislativa recebeu, na manhã desta quarta-feira (21/10), a visita de um grupo de estudantes do ensino básico e fundamental de escolas do município de São Benedito. A visita é uma recompensa do colégio para os alunos que apresentaram o melhor desempenho em uma redação. Segundo o secretário de Meio Ambiente da cidade, Vicente Gonçalves de Paula Filho, os textos foram confeccionados em referência à Semana Mundial do Meio Ambiente, comemorada entre 1º e 8 de junho. No fim, um projeto e cinco redações foram escolhidos vencedores.

No Parlamento, os estudantes conheceram as dependências, ouviram explicações e receberam uma cartilha que conta a história e o funcionamento da Casa de Leis.Mas a Assembléia Legislativa foi apenas um dos lugares pelos quais o grupo conheceu durante o dia. Segundo Dr. Domingos Timbó, assessor do deputado Vanderley Pedrosa, eles conheceram as instalações do Centro Integrado de Operações de segurança ( CIOPS) que tem como objetivo centralizar e otimizar os serviços de atendimento de ocorrências de segurança pública em Fortaleza e Região metropolitana, na programação do evento também visitaram o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.Vindo da Escola Municipal de Ensino Básico Alferes Bandeira, o projeto trata da aquisição de mudas para a composição da mata ciliar do riacho Pimenteira. Os alunos destacam que a medida precisa ser adotada como forma de evitar um assoreamento.Eles foram recepcionados pelo presidente do Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), professor Antônio Nóbrega, de quem receberam conselhos sobre a importância do voto. “A gente quer que vocês encarem a política como uma coisa séria, que gostem de política e preservem o sentido do cuidar”, afirmou.A professora Adriana Torquato representou os educadores integrantes do grupo vindo da serra da Ibiapaba. Ela destacou a importância do projeto dos estudantes sair do papel e entrar em prática. A proposta já foi encaminhada à Superintendência de Meio Ambiente do Estado (Semace).Em seguida, provocou os jovens a encaminharem à AL mais sugestões. “Por isso trouxemos vocês pra cá: porque é aqui onde as leis são feitas”, argumentou ela. Os alunos estiveram no gabinete do deputado Vanderley Pedrosa representante da região e receberam certificados de participação das mãos do Deputado. Vanderley considera que o projeto é fundamental para a formação do senso crítico dos jovens e “para que a juventude possa estar realmente inteirada do que ocorre no parlamento”. ressaltou a importância da aproximação dos alunos com o Poder Legislativo. “Através deste programa, eles podem conhecer as atribuições, as prerrogativas e as formas de atuação do legislador, que representa os interesses do cidadão. Esta integração parlamento-escola é muito positiva, e contribui para conscientizar a população sobre a necessidade de participar”, avaliou.

Nenhum comentário: