quinta-feira, 10 de maio de 2012

Assembleia replantará 14.540 árvores até final de maio na Ibiapaba

Levantamento calculou número e apontou a medida para compensar as emissões de gases

Após levantamento de uma consultoria especializada, a Assembleia Legislativa irá zerar a quantidade de carbono emitida no meio ambiente, em 2010. Para compensar essa emissão, a Casa plantará 14.540 árvores em Áreas de Preservação Permanente na região da Serra da Ibiapaba. Nascentes e matas ciliares ganharão reforço em suas coberturas vegetais. O replantio deverá acontecer até maio deste ano.

De acordo com dados extraídos do relatório de Emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, no escopo operacional, as emissões da Casa foram divididas em três fontes diretas e indiretas: resíduos sólidos, fontes móveis e eletricidade consumida. A meta é reduzir a emissão de gases em até 38,9% até 2013. A Casa vem realizando diversas ações para diminuir esses impactos ambientais. Entre elas estão os programas voltados para a redução de resíduos sólidos; de eficiência de energia; e para redução de combustíveis fósseis.

O biólogo e mestre em Ecologia e Conservação dos Recursos Naturais pela Universidade Federal de Uberlândia (MG), Célio Moura Neto, afirma que a medida adotada para compensação vem sendo aproveitada por diversos órgãos públicos e é eficaz, "desde que feita de forma correta e com acompanhamento especializado".

Saiba +
  • Para realizar o replantio na Serra da Ibiapaba, a AL conta com a parceria da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e órgãos municipais ligados à área.
  • O replantio da cobertura vegetal é uma das etapas para que a Casa consiga um certificado internacional de emissão zero de carbono.
  • O mesmo cálculo será feito em relação às emissões de 2011. Somente com a compensação florestal referente ao ano passado é que a AL conseguirá o certificado.

Nenhum comentário: