quarta-feira, 16 de maio de 2012

Governador Cid Gomes inaugura Universidade do Trabalho Digital nesta quinta-feira (17)

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) oferece à população mais um equipamento voltado para melhorar a qualificação profissional em áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado: a Universidade do Trabalho Digital (UTD). A solenidade de inauguração será nesta quinta-feira (17), às 9h30min, com a presença do governador Cid Gomes e do secretário da Secitece, René Barreira.

Funcionando no prédio do Cine São Luiz, em frente a Praça do Ferreira, no Centro da Fortaleza, a UTD oferecerá formação profissional gratuita na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) em níveis básico e avançado. Para a implantação do empreendimento foram investidos R$ 3.124.546,01. A UTD poderá capacitar até 1.524 pessoas em um ano. O objetivo é facilitar a transição entre a escola e o trabalho, assegurando os direitos de acesso à educação e ao mercado de trabalho, para os jovens em situação de risco e apoiar ideias geradoras de inovações e geração de renda.

Para o secretário René Barreira, a criação da UTD é um marco no Sistema de C&T e Educação Superior, Técnica e Profissional do Estado, tendo importância estratégica para a área de Tecnologia da Informação (TI). “Enfrentamos no Ceará um grande desafio: qualificar e capacitar mão-de-obra em todos os níveis, tanto para os projetos estruturantes – refinaria e siderúrgica – como também para o agronegócio, cultura, comércio e serviços”.

O curso de Iniciação Digital irá capacitar os participantes em Software Livre, contemplando os conteúdos básicos do sistema operacional Linux, do aplicativo BrOffice e Internet. Os alunos também receberão formação em Empreendedorismo, como forma de potencializar a formação profissional e, consequentemente, a inserção no mercado de trabalho. A capacitação é voltada para pessoas que necessitam de conhecimentos básicos sobre novas tecnologias ampliando a oportunidade de empregabilidade, principalmente para os comerciários que trabalham no entorno do centro. Serão ofertadas 1200 vagas nos turnos manhã, tarde e noite. A carga horária é de 60h/a.

Já a Qualificação Especializada em TI é uma oportunidade para aqueles que procuram complementação para uma formação específica. Serão cinco cursos de qualificação avançada em TI: PHP, Design Gráfico, Java, Linux Avançado e Conectividade e Segurança da Informação. Após a formação específica, os alunos também participarão de um módulo de Empreendedoris. A formação é voltada, principalmente, aos jovens oriundos do Programa E-jovem e alunos das Escolas Estaduais de Ensino Profissional (EEEP). Serão ofertadas 324 vagas nos turnos tarde e noite, totalizando 120 h/a.

Nenhum comentário: