sábado, 16 de junho de 2012

15 de junho de 2012: Inauguração do Metrô de Fortaleza



Depois de 13 anos de sonho, a população de Fortaleza e da Região Metropolitana tem muito para comemorar. Nesta sexta-feira (15), o esperado Metrô de Fortaleza fez sua primeira viagem, partindo da estação Carlito Benevides, na Pacatuba, e chegando até a Parangaba, na Capital. A partir dessa viagem inaugural do primeiro trecho da Linha Sul, realizada pelo governador Cid Gomes, os passageiros poderão iniciar os testes operacionais nos Trens Unidades Elétricas (TUEs) diariamente, das 8 horas ao meio-dia. Os testes seguirão até outubro, quando a segunda parte da Linha Sul, que vai até a estação Chico da Silva, no Centro, iniciará os testes com passageiros. "Nesse primeiro momento, os testes serão realizados no horário de menor contingente, e funcionará gratuitamente, passando por 12 estações em Pacatuba, Maracanaú e Fortaleza. Esperamos em março do ano que vem funcionar em todos os horários, em toda a Linha", comemorou o Governador.

Para o secretário da Infraestrutura Adail Fontenele, esse é o ponto inicial da concretização de um sonho que ficou muito tempo no papel. "Passamos muitas dificuldades pra hoje chegarmos a essa inauguração. Agora, o que ainda falta, garanto, não demorará a se concretizar", disse, emocionado. "Essa é uma obra para o povo, que vai melhorar sua qualidade de vida e saúde", disse o presidente do Metrofor, Rômulo Fortes. Os 15 km de extensão, entre as duas estações, serão percorridos em 15 minutos. A cada 20 minutos haverá uma viagem de teste com passageiros e cada uma delas poderá levar entre 445 e 890 pessoas, dependendo da composição que estiver sendo usada (variando de três a seis carros). Durante esse período, haverá parada em todas as estações.

A Linha Sul, vai de Fortaleza a Pacatuba, passando por Maracanaú, com 24,1km de extensão. A obra está recebendo um investimento total de R$ 1,705 bilhão. Em 2013, serão feitos os ajustes finais para início da operação comercial. A expectativa é transportar 350 mil passageiros por dia, com a integração plena com os terminais de ônibus. A linha Parangaba-Mucuripe, que já teve suas obras iniciadas, integrará cerca de 20 bairros. Segundo o senador Eunício Oliveira, "o que é construído fica na história. A entrega desse equipamento, considerado a maior obra estruturaste da Capital, vai atender toda a população da região e solucionar o maior problema de trânsito".

Nenhum comentário: