quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Solenidade celebra mil transplantes renais do Hospital Walter Cantídio

 

 

A Assembleia Legislativa realiza nesta quarta-feira (21/11), a partir das 19h, no Plenário 13 de Maio, sessão solene para celebrar os mil transplantes renais realizados pelo Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e os 37 anos do Centro de Pesquisas em Doenças Hepato-Renais do Ceará.
Para deputada Fernanda Pessoa (PR), autora do requerimento, esse número é muito positivo para o Ceará. “Foram realizados mais transplantes no Estado do que o número de pessoas na lista de espera ativa”, justifica a parlamentar, ao ponderar que o Ceará é referência nacional, pois o aumento desses números se deve as melhorias na captação e a um trabalho multiprofissional.
O HUWC é referência nacional na área de transplantes. Conforme o Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), em 2011 o hospital realizou 258 transplantes, sendo 94 renais, 126 hepáticos, 19 de medula óssea, 18 de córnea e um de pâncreas, superando os 208 procedimentos de 2010.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Ceará atualmente é o quarto colocado em número de transplantes de órgãos no País, ficando atrás de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Em 2011, a Secretaria da Saúde do Estado registrou 1.295 transplantes de órgãos e tecidos e a meta para 2012 é superar os 1.800.
Já o Centro de Pesquisas em Doenças Hepato-Renais do Ceará, instituição sem fins lucrativos, foi fundado em 1976 para dar suporte ao transplantes realizados pelo hospital universitário. No ano seguinte, após centenas de experimentos em cães, foi feito o primeiro transplante renal do Norte e Nordeste do Brasil.
PB/LF


Fonte: Assembléia Legislativa do Ceará

Nenhum comentário: