quinta-feira, 18 de abril de 2013

Secretário apresenta na AL ações de infraestrutura hídrica no Estado

 



O segundo expediente da sessão plenária da última quarta-feira (17/04) foi destinado à exposição do secretário de Recursos Hídricos do Estado, César Pinheiro, que destacou as obras de infraestrutura hídrica, entre 2007 e 2013, do Governo do Estado.
Segundo apontou o secretário, foram construídas 139 barragens para monitorar os açudes, totalizando 18, 078 bilhões de m³ de água; foram perenizados 81 rios, totalizando 2.582 quilômetros de água, e foram feitas operações, totalizando 210 quilômetros de canais, 300 quilômetros de adutoras e redes de distribuição e 16 estações de bombeamento.
César Pinheiro destacou que foram construídas 15 adutoras fora as 22 adutoras finalizadas ao longo dos trechos I, II e III no Eixão das Águas. “Estão ainda em fase de conclusão duas adutoras, e conveniadas em preparação para licitação outras 16 adutoras”, salientou.
O representante da pasta ressaltou a construção de 11 açudes. “Fora a construção desses açudes, estão conveniados em preparação para licitação mais quatro açudes, e previstos mais cinco, entre eles, um na Serra da Ibiapaba, que vai beneficiar toda a região, e outro no Vale do Curu”, disse.
Pinheiro lembrou ainda a construção dos trechos 2, 3 e 4 do Eixão das Águas. “Hoje o Eixão abastece toda a Região Metropolitana de Fortaleza com segurança hídrica de vários anos”, afirmou. Ele destacou também o processo de construção do trecho 5 e a preparação de licitação do Cinturão das Águas.
O secretário frisou que foram construídas ainda nove agrovilas e reassentadas 285 famílias. “A população atingida pelas obras fica nas agrovilas, que dispõe de posto de saúde e escola, ou recebem dinheiro e vão para outro lugar que elas escolhem”, afirmou.
O presidente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Renis Frota, destacou as ações feitas pelo Governo do Estado para minimizar a situação de seca no Ceará. Segundo informou, estão sendo realizadas e estudadas ações emergenciais nos municípios em situação de “colapso parcial” e “alerta”. “A situação é de crise, causada por um problema da natureza, mas o Governador tem trabalhado para minimizar a situação”, afirmou.
O superintendente da Sohidra, Leão Montezuma, apontou que entre as ações feitas está a perfuração de poços e o abastecimento de água com carro-pipa. “Não é em todo município que podemos trabalhar com a perfuração de poços, por exemplo, mas várias ações estão sendo pensadas para minimizar a problemática da estiagem”, disse.

Fonte: Assembleia Legislativa do Ceará

 

Nenhum comentário: