terça-feira, 14 de maio de 2013

José Albuquerque anuncia agenda de mobilização da campanha pela Refinaria 

 


 


O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Albuquerque (PSB), divulgou as datas dos encontros que serão promovidos no interior do Estado pela campanha do Poder Legislativo em prol da instalação da Refinaria Premium do Ceará. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (14/05), em entrevistas à TV Assembleia e à Rádio FM Assembleia (96,7 MHz).
Em conversa com o jornalista e radialista Narcélio Limaverde, o presidente da Casa ressaltou a importância dos encontros para a mobilização e engajamento da população na campanha pela instalação da refinaria de petróleo no Estado e o incremento que o empreendimento proporcionará à economia do Ceará. Segundo ele, a estimativa é que a refinaria renda, ao Estado, um acréscimo de 50% do Produto Interno Bruto (PIB) e uma arrecadação de R$ 7 bilhões em ICMS.
“Nós vamos ter outros municípios com capacidade de investimento, os pequenos municípios do Estado do Ceará, onde não têm fábricas, onde não têm uma agropecuária mais desenvolvida”, salientou, lembrando que “a refinaria foi um compromisso do presidente Lula e ratificado pela presidente Dilma”.
Os encontros da campanha pela instalação da Refinaria Premium do Ceará têm início no mês de junho, conforme informou José Albuquerque. Do dia 5 ao dia 7, os encontros ocorrem em Sobral, Tianguá e Crateús, respectivamente. Nos dias 13 e 14, acontecem em Quixadá e Limoeiro do Norte.
Nos dias 20 e 21, será a vez de Crato e Iguatu. Baturité e Aquiraz recebem a campanha nos dias 27 e 28, respectivamente; Camocim e Itapipoca, nos dias 4 e 5 de julho. Por fim, um grande encontro será realizado em Fortaleza, no dia 15 de julho, com a presença da presidente da Petrobras, Graça Foster, além do governador do Estado, Cid Gomes, senadores, deputados federais e estaduais, entre outras autoridades.
“Nós precisamos já preparar, também, a mão de obra. Por isso nós vamos ao Interior, falar com os empresários, com os pequenos empresários, para iniciar a formação da mão de obra”, apontou.
José Albuquerque agradeceu o apoio que recebeu dos parlamentares quando anunciou a campanha em defesa da refinaria de petróleo, na última quinta-feira (09/05), e frisou que o sucesso desse processo também depende da vontade do povo do Estado do Ceará. “Não é uma coisa meramente política. Tecnicamente, o Ceará está pronto para receber a Refinaria”, garantiu o presidente.
A Refinaria Premium do Ceará – Refinaria Premium II – tem previsão para começar a operar em 2017, segundo a Petrobras. O custo da obra será de R$ 22 bilhões, quase metade do PIB do Paraguai, injetado na economia cearense em apenas quatro anos.
Serão gerados cerca de 38 mil empregos diretos: 21 mil profissionais para a construção civil, 11.600 para a eletromecânica; 2.900 profissionais entre motoristas e operadores de máquinas e o restante entre postos de nível médio e superior. Outros 52 mil empregos indiretos, para fornecedores de bens e serviços, também serão gerados. 
 
Fonte: Assembleia Legislativa do Ceará 

Nenhum comentário: