quinta-feira, 6 de junho de 2013

Secretário destaca na AL avanços na saúde pública do Estado 

 


 


O secretário de Saúde, Arruda Bastos, fez nesta quarta-feira (05/06) um balanço das ações realizadas à frente da pasta desde 2007. O secretário é o quinto a participar do ciclo de visitas de secretários ao Legislativo Estadual. 

Arruda Bastos começou sua explanação ressaltando a importância do programa de expansão e melhoria da assistência à saúde da população que o Governo do Estado desenvolve na Capital e no Interior. Conforme ele, o programa é responsável pela construção de dois hospitais regionais já concluídos: o Hospital Regional Norte e o Hospital Regional do Cariri, este último que já funciona há dois anos em Juazeiro do Norte. No Hospital do Cariri são realizados inclusive exames complexos, como ressonância magnética e tomografia computadorizada, disse ele.

Arruda Bastos informou ainda o Hospital e Maternidade do sertão central, em construção em Quixeramobim, e  o Hospital Regional Metropolitano, que será entregue pelo Estado e que  “será o maior hospital público do Ceará com cerca de 500 leitos, e capacidade para 37 mil internações, que vai contribuir para desafogar o HGF e IJF. Vamos realizar transplantes e vai beneficiar a Região Metropolitana e Fortaleza”, completou. A previsão é de ficar pronto antes da Copa do Mundo 2014.

Segundo o secretário, 21 policlínicas serão entregues à população do Ceará até o final deste ano. No último dia 17 de maio foi inaugurada a Policlínica Regional Bárbara Pereira de Alencar, em Campos Sales, ampliando para 10 o número de policlínicas já inauguradas situadas nos seguintes municípios: Tauá, Baturité, Camocim, Pacajus, Aracati, Sobral, Brejo Santo, Itapipoca, Acaraú.

Arruda Bastos destacou ainda os Centros de Especialidades Odontológicas, (CEOs) que reforçam a atenção do Estado com a saúde do cearense,  destacando que dos mais de 16 centros construídos, 13 já foram inaugurados, havendo mais 18 programados para todo o Estado.

Em relação às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), ressaltou que vários municípios já foram contemplados. As UPAs 24 horas integram a nova rede de urgência e emergência em estruturação no Ceará, formada ainda pela universalização do Samu, com quatro polos regionais. De acordo com ele, são 32 unidades. “Concluirmos quatro na Capital, duas agora no José Valter e outra no Conjunto Ceará”, informou, acrescentando que a Capital vai contar ao todo com 12 unidades. Quanto ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu- 192), o secretário  disse que, em 2008, foi inaugurado o Samu litoral leste, que iniciou atendendo 14 municípios daquela região.

 Arruda Bastos ressaltou ainda que foi aprovado o projeto de 150 unidades básicas de saúde da família em 150 municípios, com investimentos da ordem de R$ 26,6 milhões. Segundo ele, o Estado do Ceará é o único que realiza os testes de HIV e Sífilis. Ele disse ainda que o Ceará é o primeiro em transplante de fígado e “aumentamos cada vez mais o número de transplantes de rim e de coração”.

Já participaram do ciclo de visitas os titulares da Secretaria da Fazenda, Mauro Filho (21/03); da Infraestrutura, Adail Fontenele (03/04); de Recursos Hídricos, César Pinheiro (17/04), e da Secretaria Especial da Copa, Ferruccio Feitosa (08/05).
LS/CG

 

Fonte: Assembleia Legislativa do Ceará 

Nenhum comentário: