quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Assembléia Legislativa do Ceará aprova projeto de autoria do DEPUTADO VANDERLEY PEDROSA, Reconhecendo Nova Russas A CAPITAL DO CROCHÉ.

Foi aprovado nesta quarta-feira, 23 de setembro O PROJETO DE LEI que recebeu parecer favorável do relator, depois de já ter sido aprovada pela procuradoria da casa, foi submetido à votação em plenário nesta quinta-feira 23/09. O projeto de lei do DEPUTADO VANDERLEY PEDROSA que oficializa Nova Russas a Capital do CROCHÉ, agora LEI Nº176/2009
O Deputado Vanderley Pedrosa, comemora mais essa conquista para a cidade de Nova Russas que ganha maior notoriedade no cenário cultural do estado, agora oficialmente reconhecida como a capital do crochê no estado do Ceará.
“Estou muito contente e satisfeito por essa lei. Para quem é de Nova Russas ou tem suas raízes nessa cidade já a tinha como Capital do crochê. Agora, com reconhecimento oficial, Nova Russas ganha destaque na cultura do estado e alavanca o artesanato cearense ”, declarou o deputado autor da lei.


PROJETO DE LEI Nº 176 /2009



RECONHECE O MUNICÍPIO DE NOVA RUSSAS COMO A CAPITAL DO CROCHÉ DO ESTADO DO CEARÁ.


A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ.

DECRETA:

Art. 1º - Fica reconhecido o município de Nova Russas como a Capital do crochê do Estado do Ceará.

Art. 2º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação revogadas as disposições em contrário.


Sala das Sessões da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, em 05 de agosto de 2009.


Deputado VANDERLEY PEDROSA


JUSTIFICATIVA

O crochê, tem servido como atrativo turístico, levando milhares de pessoas aquele município. Considerada a terra do crochê, Nova Russas, distante 300km da Capital, tem um cenário peculiar.

No início da tarde, antes do pôr-do-sol, todas as crocheteiras, como são chamadas na cidade, ficam sentadas na calçada mostrando as habilidades que possuem com as mãos e a criatividade.

São aproximadamente 10.000 crocheteiras em atividade no município, a atividade de crochê também faz parte da tradição do município de Nova Russas e ainda constitui uma importante fonte de receita para o município.

Os produtos podem ser encontrados em outras feiras de artesanato no interior do Estado e nas feiras nacionais como em Pernambuco, Piauí e Minas Gerais.

Estimativas informais apontam que a receita gerada pela atividade no município freqüentemente supera a receita desse, incluindo arrecadação própria e transferências relativas ao Fundo de Participação dos Municípios-FPM, o que constitui um fato extraordinário, em se tratando de Nordeste

Instituir aquele município como a Capital do crochê é reconhecer à sua importância para o desenvolvimento econômico e social do nosso Estado.

Assim, por entendermos que a presente proposição reveste-se de benefício para o município, proporcionando, de certa forma, incentivos à continuidade de ações na área, solicitamos aos nobres Deputados, sua aprovação.

SALA DAS SESSÕES em, 05 de agosto de 2009.



Deputado Vanderley Pedrosa
comentário -


Manoel Timbó http://manoeltimbo.blogspot.com/ disse...

Desde a minha infância, quando ainda menino corria pelas ruas daquela cidade não era nenhuma novidade passar e ver as calçadas cheias de mulheres sentadas e que com as suas mãos habilidosas, cada uma com o seu novelo de linha e agulha na mão e como verdadeiras alquimistas criando um entrelassar de pontos que depois a todos surpreendia pelo colorido, pela ousadia e pela criatividade transformando linha em verdadeiras obras de arte decorativa.Para mim que sou de Nova Russas vejo esta Lei como uma importante iniciativa no sentido de tornar esta atividade artesanal mais conhecida e fortalecida e assim possam aquelas mulheres através do incentivo por parte dos poderes públicos locais terem o apoio necessário no sentido de terem um espaço para comercializarem suas produções e assim o crochê poder se consolidar como uma mais nova atividade econômica para aquele município.
Parabéns Novarussenses!
Parabéns Crocheteiras!
http://manoeltimbo.blogspot.com/

Um comentário:

Anônimo disse...

Desde a minha infância, quando ainda menino corria pelas ruas daquela cidade não era nenhuma novidade passar e ver as calçadas cheias de mulheres sentadas e que com as suas mãos habilidosas, cada uma com o seu novelo de linha e agulha na mão e como verdadeiras alquimistas criando um entrelassar de pontos que depois a todos surpreendia pelo colorido, pela ousadia e pela criatividade transformando linha em verdadeiras obras de arte decorativa.

Para mim que sou de Nova Russas vejo esta Lei como uma importante iniciativa no sentido de tornar esta atividade artesanal mais conhecida e fortalecida e assim possam aquelas mulheres através do incentivo por parte dos poderes públicos locais terem o apoio necessário no sentido de terem um espaço para comercializarem suas produções e assim o crochê poder se consolidar como uma mais nova atividade econômica para aquele município.

Parabéns Novarussenses!
Parabéns Crocheteiras!

http://manoeltimbo.blogspot.com/