quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Moroni é o terceiro colocado

Segundo turno com Roberto Cláudio e Elmano de Freitas

 

Os primeiros colocados estão tecnicamente empatados, segundo o relatório da pesquisa feita pelo Ibope
Roberto Cláudio (PSB) e Elmano de Freitas (PT), segundo a última pesquisa do Ibope, vão disputar o segundo turno das eleições municipais em Fortaleza. Moroni Torgan (DEM), pelos números apresentados agora, está em terceiro lugar após registrar outra queda no percentual de votos a ele atribuído. A pesquisa foi contratada pelo Diário do Nordeste, empresa integrante do Sistema Verdes Mares.

 

Roberto Cláudio e Elmano de Freitas estão tecnicamente empatados, segundo relatório do Ibope nesta que é sexta pesquisa que ele fez para o Sistema Verdes Mares sobre a disputa pela Prefeitura de Fortaleza, desde o fim do mês de julho. Foram ouvidos um total de 805 eleitores maiores de 16 anos entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro. Ela está devidamente registrada no Tribunal Regional Eleitoral.

Moroni Torgan mantém a liderança no quesito rejeição. 33% dos eleitores disseram que não votariam nele de jeito nenhum. Elmano de Freitas aparece como o segundo mais rejeitado registrando 24%, seguido de Gonzaga (PSTU) com 20%, Inácio Arruda (PCdoB) e Roberto Cláudio com 18%, Marcos Cals (PSDB), Professor Valdeci (PRTB) e André Ramos (PPL) com 14%, ficando Heitor Férrer (PDT) e Renato Roseno (PSOL)com 9% cada.

Números
O fortalezense ainda não está de todo motivado pela campanha eleitoral deste ano, embora estejamos a apenas cinco dias da votação. Segundo as respostas dos entrevistados à pergunta sobre qual o interesse deles pela eleição, 20% disseram estar muito interessado, 29% ter interesse médio, 31% tem pouco interesse e 18% nenhum interesse. Apenas 2% disseram não saber ou não responderam.

Na parte referente à pesquisa estimulada, quando o entrevistador apresenta relação dos candidatos e pergunta ao eleitor em quem ele votaria se as eleições para prefeito de Fortaleza fossem hoje, 25% responderam que em Roberto Cláudio, 23% em Elmano de Freitas, 15% em Moroni Torgan, 13% em Heitor Férrer, 9% em Renato Roseno e 3% apontaram Inácio Arruda, o mesmo percentual dos que citaram Marcos Cals.

O candidato Gonzaga somou 1%, enquanto os postulantes André Ramos Professor Valdeci ficaram com 0%. 5% dos eleitores entrevistados optaram pelo branco/nulo, enquanto 3% disseram não saber ou não responderam.

Na parte espontânea da pesquisa, aquela que os entrevistadores, sem apresentar a relação dos candidatos, pergunta em quem o eleitor votaria para prefeito, os concorrentes Roberto Cláudio e Elmano de Freitas aparecem empatados com 20% das intenções de voto. Moroni Torgan aparece com 13% enquanto Heitor Férrer soma 10%. Renato Roseno aparece com 7% e os candidatos Marcos Cals e Inácio Arruda estão empatados com 2% cada um. Gonzaga tem 1% e os demais não pontuaram.

Votos válidos
A Justiça Eleitoral trabalha, na apuração, com votos válidos, isto é, o somatório de todos os votos após a exclusão dos nulos e brancos. Nessa situação, se as eleições fossem hoje o resultado final seria, segundo o relatório do Ibope, o seguinte: Roberto Cláudio totalizaria 27% dos votos e Elmano 25%. Moroni ficaria com 17% seguido de Heitor com 14% e Renato Roseno com 9%. Marcos Cals e Inácio Arruda ficaram empatados com 4% cada um e Gonzaga reuniria 1% dos votos. André Ramos e Professor Valdeci não pontuariam.

Os pesquisadores do Ibope fizeram a seguinte pergunta aos eleitores entrevistados: Independente da sua intenção de voto, na sua opinião, quem será o próximo prefeito de Fortaleza? 41% disseram que seria Roberto Cláudio e 32% apontaram o nome de Elmano de Freitas.

 Ainda sobre a pergunta de quem será o próximo prefeito da Capital, no próximo ano, um total de 7% dos eleitores disseram que o futuro prefeito seria Moroni Torgan, 2% citaram o nome de Heitor Férrer, 1% o de Inácio Arruda e Renato Roseno também foi apontado por 1% dos entrevistados. Marcos Cals, Professor Valdeci e André Ramos não pontuaram e o relatório do Ibope observa que o nome do candidato Gonzaga constava no disco apresentado aos entrevistados, porém não foi citado por nenhum deles


 



Fonte: Diário do Nordeste


 

Nenhum comentário: