quarta-feira, 10 de outubro de 2012



Nova disputa

Cartórios da Capital já iniciam as preparações

 

 Os cartórios eleitorais de Fortaleza já começaram a se preparar para o segundo turno de votação da eleição de prefeito que acontecerá no dia 28 deste mês. Todas as urnas eletrônicas da Capital já foram recolhidas à central de armazenamento e ontem começou a seleção do material das mesas receptoras de votos.

 


Servidores dos cartórios eleitorais de Fortaleza, ontem, preparando o material para o processo de votação no segundo turno.

Os servidores dos cartórios da 13 zonas eleitorais de Fortaleza tiveram folga na última segunda-feira, a exemplo do que aconteceu em outros pleitos. Mas ontem os trabalhos foram retomados e o que restou do material das eleições estava sendo separado. Na 1ª zona a providência inicial foi a separação dos boletins de urna e das zerésimas de cada seção. Na 112ª, ontem de manhã, estavam sendo separadas as atas e na 115ª uma equipe tratava de conferir o material que havia sido devolvido pelos mesários.

Embora cada cartório tenha autonomia para definir sua estratégia de trabalho todos deverão fazer a mesma coisa, verificar todo material, separar o que pode ser aproveitado para o segundo turno e repor o que for necessário para cada seção funcionar plenamente no dia da eleição.

No cartório da 112ª zona esse trabalho deverá ser concluído ainda esta semana porque do dia 15 ao dia 19, ou seja, de segunda a sexta-feira da próxima semana, será feita a entrega do material de cada seção aos presidentes das mesas receptoras de votos, informou a chefe do cartório, Kátia Régia David Nunes Rodrigues. Os mesários já estão cientes e a entrega será na sede do cartório. Na área de jurisdição da 116ª zona o material de expediente da seção, bem como os cadernos de votação e cabinas serão entregues aos presidentes das seções somente no dia da eleição, juntamente com a urna eletrônica.

Todas as urnas eletrônicas da Capital já estão na central de armazenamento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Elas ainda serão preparadas para o segundo turno de votação, mas o calendário para a carga das urnas não está definido, informou o secretário de tecnologia da informação do TRE, Carlos Sampaio, ao esclarecer que aguarda a liberação, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), da versão do programa para o segundo turno de votação. Depois que receber esse material será feita a geração das mídias e carga das urnas.

Recolhimento

No Interior do Estado começou ontem o recolhimento das urnas às centrais de armazenamento existentes em Sobral, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Iguatu e Juazeiro do Norte. As urnas eletrônicas utilizadas nos municípios da Região dos Inhamuns, Maciço do Baturité e Região Metropolitana de Fortaleza que são armazenadas na Capital vão permanecer nos cartórios e somente depois do segundo turno de votação serão recolhidas.

Fiscalização

O Ministério Público Eleitoral vai intensificar o trabalho de fiscalização da propaganda dos candidatos Elmano de Freitas (PT) e Roberto Cláudio (PSB) que disputam a Prefeitura de Fortaleza no segundo turno de votação. A ideia é reforçar o contingente de promotores para atuar na fiscalização e aumentar também a quantidade de policiais para evitar o acirramento de ânimos onde for preciso, informa o procurador regional eleitoral, Márcio Torres.

O esquema de fiscalização para o segundo turno ainda não está definido e a estratégia a ser adotada será decidida até o fim desta semana durante reunião do procurador regional eleitora com o coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias Eleitorais (Caopel), promotor Raimundo Filho, e todos os promotores eleitorais da capital. O procurador Márcio Torres informou ontem que não sabe com quantos promotores vai poder contar para a fiscalização da propaganda no segundo turno, mas acredita que o esquema desenvolvido no primeiro turno será reforçado.

Sábado

A propaganda eleitoral para o segundo turno já está em andamento porque é permitida em todas as suas formas, com exceção da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, que vai começar no próximo sábado e será permitida até o dia 26, data em que também se encerra o prazo para a realização de debates e para a divulgação de propaganda paga na imprensa escrita. A distribuição de material gráfico, carreatas, passeatas e a propaganda eleitoral por meio de alto-falantes e amplificados de som será permitida até o dia 27, véspera da eleição.

Os candidatos a prefeito que não foram escolhidos para o segundo turno, bem como os candidatos a vereador têm um prazo de 30 dias para promoverem a retirada da propaganda fixa. Em Fortaleza e algumas cidades do Interior é comum se observar pinturas referentes a propaganda da eleição anterior. 



 

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: