terça-feira, 30 de outubro de 2012

Prefeito eleito vence em 71 bairros

 

Dos 64 bairros nos quais Elmano obteve melhor desempenho no primeiro turno, Roberto Cláudio virou em 38
Embora o resultado do primeiro turno da eleição revele que o petista Elmano de Freitas computou mais votos nominais do que Roberto Cláudio (PSB) na maioria dos bairros de Fortaleza, o pessebista reverteu a situação e, no segundo turno, foi eleito prefeito da Capital com maioria em 71 dos 97 bairros onde foram instaladas seções para a votação. Enquanto isso, o adversário Elmano de Freitas obteve mais votos em apenas 26 localidades.

Dos 64 bairros nos quais Elmano de Freitas apresentou desempenho melhor que o pessebista no primeiro turno da eleição na Capital, Roberto Cláudio conseguiu virar o resultado em, pelo menos, 38 localidades. Além disso, o então candidato a prefeito pelo PSB manteve maioria em todos os bairros nos quais obteve mais votos que Elmano durante a primeira votação.

Aldeota e Meireles foram os locais onde Roberto Cláudio obteve maior vantagem sobre o seu adversário no pleito do último domingo, com diferença de aproximadamente 10 mil votos. Na Aldeota, foram computados 21.348 votos para o PSB e 9.164 para o PT. Já no Meireles, 14.049 eleitores escolheram Roberto Cláudio, enquanto somente 4.835 preferiram Elmano.

Os bairros em que o petista obteve maior vantagem sobre seu adversário foram Cristo Redentor e Barra do Ceará, com a diferença em torno de 5 mil votos. No Cristo Redentor, Elmano recebeu 17.769 votos contra 12.306 de Roberto Cláudio. Já na Barra do Ceará, a diferença foi de 22.301 contra 17.788 votos dados ao pessebista.

Acirrada

No entanto, em alguns bairros a votação dos dois candidatos que disputavam o segundo turno foi bastante acirrada. No Parque Dois Irmãos, por exemplo, a diferença entre os prefeituráveis foi de apenas seis votos, tendo em vista que 738 eleitores escolheram Roberto Cláudio e 732, Elmano de Freitas. Em outras localidades o resultado mostrou diferença inferior a cem votos. É o caso do Rodolfo Teófilo, Moura Brasil, Jardim Guanabara, Jardim Cearense, Guajiru e Dom Lustosa.

 

Considerando os resultados referentes ao primeiro turno da eleição, o bairro com maior acirramento entre Elmano e Roberto Cláudio foi o Dias Macêdo, onde o pessebista conseguiu apenas um voto a mais que o petista. Nesta segunda votação, no entanto, a diferença cresceu. Foram computados 3.378 votos para o postulante do PSB e 2.868 para o candidato do PT.

Roberto Cláudio admitiu, em entrevistas dadas à imprensa no dia do pleito, que uma estratégia de sua campanha para o segundo turno foi tentar se fortalecer nos bairros onde não havia tido bom desempenho no primeiro turno, ocasião na qual venceu o adversário Elmano de Freitas em apenas 33 bairros.

Na segunda etapa da disputa, os dois candidatos a prefeito tentavam conquistar ainda os 27 bairros onde o candidato derrotado Heitor Férrer (PDT) obteve maioria no primeiro turno: Aerolândia, Aldeota, Amadeu Furtado, Benfica, Bom Futuro, Cajazeiras, Centro, Cidade dos Funcionários, Damas, De Lourdes, Dionísio Torres, Engenheiro Luciano Cavalcante, Farias Brito, Fátima, Jardim América, Joaquim Távora, José Bonifácio, Maraponga, Meireles, Monte Castelo, Montese, Parangaba, Parquelândia, Rodolfo Teófilo, São Gerardo, Parque Manibura e São João do Tauape.

Dos bairros em que Heitor havia obtido maior quantidade de votos no primeiro turno, Roberto Cláudio apresentou vantagem sobre o seu adversário, no segundo turno, em 25 localidades. Já Elmano de Freitas conseguiu mais votos que o candidato do PSB em apenas dois dos 27 bairros vencidos por Heitor na primeira votação: Farias Brito e Jardim América.

Abstenções

A manifestação do eleitorado de Fortaleza no segundo turno de votação apresentou um quadro diferente da primeira votação para prefeito. Enquanto 285.202 eleitores deixaram de votar no primeiro turno, o que corresponde a uma abstenção de 16,02%, a quantidade de eleitores que deixaram de ir às urnas no segundo turno foi de 268.138 pessoas, o que equivale a 16.63% do eleitorado da Capital.

A diferença no número de candidatos disputando o primeiro e o segundo turno explicam o aumento na quantidade de votos dados nominalmente tanto para Elmano de Freitas quanto para Roberto Cláudio.

O resultado de Roberto Cláudio nas urnas mostra que, em 38 bairros, o pessebista conseguiu reverter a preferência que havia para Elmano de Freitas no primeiro turno, considerando apenas os votos obtidos pelos dois candidatos durante o primeiro turno. No bairro Bonsucesso, por exemplo, no primeiro turno o petista saiu vitorioso com 5.939 votos, e Roberto Cláudio obteve 5.480 sufrágios. Já na segunda votação, Elmano foi para 10.492 votos e Roberto Cláudio o superou, com 12.039 votos.

Maioria

No Conjunto Ceará, pode ser observada uma situação semelhante, pois o candidato do PT venceu no primeiro com uma diferença 921 votos e, no segundo, a vitória foi de Roberto Cláudio, com maioria de 2.628 sufrágios. No Conjunto Esperança, o pessebista teve uma votação inferior ao concorrente em 1.563 votos, mas, no segundo turno, o superou com 1.382 sufrágios.

Entre alguns dos bairros onde Roberto Cláudio venceu no primeiro turno, é possível observar que houve evolução no desempenho que alcançou neste segundo turno. Na Parangaba, por exemplo, a vitória inicial de 158 votos foi para 3.019 sufrágios. Já na Aldeota, o pessebista passou de 4.639 para 12.184 votos a mais que o concorrente. Na Varjota, o candidato do PSB também melhorou o seu desempenho, passando de 3.266 para 6.898 votos, enquanto que Elmano saiu de 1.832 para 3.839 sufrágios.

Por outro lado, Elmano também melhorou seu desempenho nos bairros em que conseguiu manter vantagem sobre Roberto Cláudio. No bairro Cristo Redentor, o petista passou de 11.383 para 17.769 votos, aumentando a diferença para seu concorrente de 5.063 para 5.463 sufrágios. Na Barra do Ceará, Elmano passou de 13.496 para 22.301 votos no segundo turno. A diferença dele para o pessebista, nesse caso, foi de 4.915 para 4.513 sufrágios. No Álvaro Weyne, Elmano passou de 7.549 votos no primeiro turno para 13.324 votos no segundo turno.

A vitória de Roberto Cláudio no pleito deste ano tem algumas semelhanças com a situação da prefeita Luizianne Lins (PT) na disputa que venceu para assumir, pela primeira vez, a Prefeitura de Fortaleza. Em 2004, o resultado das urnas no primeiro turno deu à Luizianne o segundo lugar, enfrentando uma nova disputa com Moroni Torgan. O resultado da segunda votação, porém, a elegeu prefeita.

Neste ano, Roberto Cláudio também foi eleito para o segundo turno ficando atrás de Elmano. Assim como Luizianne em 2004, conseguiu reverter a situação e chegou ao primeiro lugar, sendo eleito prefeito de Fortaleza com 650.607 votos nas 13 zonas eleitorais da Capital. 


Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: