terça-feira, 30 de outubro de 2012

Roberto Cláudio reafirma promessas

 

Prefeito eleito quer acompanhar a votação do Orçamento da Prefeitura para 2013 na Câmara Municipal

O prefeito eleito de Fortaleza, Roberto Cláudio, teve uma agenda cheia durante todo o dia de ontem, reservando um bom espaço de tempo para entrevistas aos veículos de comunicação do Sistema Verdes Mares. Roberto Cláudio voltou a dizer que o gabinete do prefeito vai ser aberta à toda sociedade e sua administração terá sempre um canal aberto de comunicação com servidores, representantes de movimentos sociais e todos os demais segm
entos da sociedade.

Jornalistas da TV Verdes Mares fazem a primeira entrevista com Roberto Cláudio após a votação do último domingo, em Fortaleza FOTO: JOSÉ LEOMAR

Ele assume o cargo no dia 1º de janeiro de 2013. No primeiro ano de Governo vai trabalhar com o Orçamento que foi elaborado pela atual administração, de pouco mais de R$ 5 bilhões, que começa hoje a ser discutido pela Câmara Municipal, devendo ser aprovado até o encerramento da presente legislatura, em meados de dezembro próximo. Ele vai acompanhar de perto a discussão do Orçamento e já está cobrando uma cópia do projeto que foi encaminhado à Câmara, nos últimos dias, pela prefeita Luizianne Lins. Dos vereadores atuais que votarão o Orçamento, quase a metade não voltará ao Legislativo no próximo ano, por ter sido derrotada.

Entrevistas
No fim da manhã de ontem, o primeiro compromisso de Roberto Cláudio foi visitar o Sistema Verdes para conceder entrevistas aos seus vários veículos, começando pela TV Verdes Mares, onde participou do telejornal CETV 1ª edição, falando de seus principais projetos para a cidade e respondendo perguntas de eleitores e personalidades de algumas setores da sociedade. Ao falar dos compromissos de ontem ele chegou a brincar dizendo que iria tirar um tempo para descanso, mas ficou viciado por agenda.

 


 Prefeito eleito da Capital cearense dá entrevista no estúdio da TV Diário, no início da tarde de ontem, quando renovou suas promessas feitas na campanha

Durante o telejornal, amigos e parentes do prefeito eleito falaram sobre a personalidade e os pontos positivos dele, lembrando que Roberto Cláudio tem como principal característica, a capacidade de unir as pessoas e estar sempre preocupado com o outro, e que isso o levou a ser eleito por duas vezes deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, por unanimidade, no seu segundo mandato. O jornal mostrou ainda toda a sua movimentação no dia da eleição, inclusive a festa da vitória. E no estúdio ele acompanhou a reportagem que foi feita sobre o seu concorrente, Elmano de Freitas, no último domingo.

Privilégio
Roberto Cláudio elogiou o comportamento do seu adversário no curso da campanha e disse que estava saindo dela "mais diferente do que entrei. Estou tendo o privilégio de ser prefeito da minha cidade e agora sou responsável direto para resolver os problemas da cidade", disse.

O novo gestor afirmou também que não irá descansar enquanto não entregar as onze Upas, seis policlínicas, as creches, as escolas em tempo integral e o bilhete único, que foram as principais promessas dele no curso da campanha. "Agora é não decepcionar. Vamos construir a ponte entre a Fortaleza das oportunidades e aquela que falta tudo", lembrando que Fortaleza é uma cidade dividida.

 

 


 a redação do Diário do Nordeste, ontem, Roberto Cláudio conversa com repórter da TV DN sobre a eleição e suas primeiras medidas fotos: Lucas Menezes

Ele ressaltou ainda que teve a certeza da vitória nos últimos dias, porque viu o sentimento de mudança nas ruas por onde passava. "No último dia fiquei vislumbrado com a espontaneidade das pessoas. Até aquelas propensas a votar nulo, vestiram a camisa amarela".

Saúde

Como primeiro ato, após a posse em janeiro vindouro, ele prometeu visitar os 92 postos de saúde da cidade para, como disse, colocar para funcionar direito os que precisam de reparos, seja de pessoal, reforma ou material técnico. Embora não seja esse o único compromisso para logo no início do seu Governo, em razão dos muitos problemas existentes na Prefeitura da Capital.

Ele não disse quando, mas assegurou que vai procurar a prefeita Luizianne Lins para tratar da transição. O futuro prefeito quer saber das obras, dos convênios do Município com o Governo Federal e, principalmente sobre as finanças municipais

Orçamento
Informou ainda que irá acompanhar a votação do Orçamento que a prefeita Luizianne Lins encaminhou para a Câmara Municipal, poucos dias antes do dia da votação. Os vereadores já começam a partir de hoje a examinar o projeto do Executivo. Sua preocupação, como disse, em razão de a proposta orçamentária ter que ser votada até meados de dezembro é que dela é de onde sairá os recursos que ele precisa para os investimento do seu primeiro ano de mandato.

Roberto Cláudio pediu compreensão por parte dos vereadores da Capital para apreciarem o Orçamento visando o seu destino no próximo ano. Pediu ainda tranquilidade às pessoas, pois irá tentar garantir tudo o que foi prometido durante a campanha eleitoral. Ele será o prefeito da Copa das Confederações em 2013 e da Copa do Mundo em 2014 e disse que vai realizar uma força-tarefa, já a partir do primeiro dia para entregar as obras em dia.

Segundo afirmou a Prefeitura em sua gestão terá o gabinete aberto para negociar com sindicalistas, servidores e todos representantes de instituições na Capital. "O prefeito tem que ter o gabinete aberto para negociar com as pessoas. Serei o prefeito do diálogo, com o servidor da guarda, das creches, dos postos e das escolas", ressaltou.

Ciro Gomes

Para ele, o ex-deputado federal Ciro Gomes é sua referência pessoal e foi, segundo disse, a pessoa que deu o norte para sua campanha e posterior vitória. Lembrou ainda que Ciro foi o prefeito e o governador mais bem avaliado quando esteve à frente da Prefeitura de Fortaleza e do Governo do Ceará.

Ciro Gomes ajudou também na articulação para unir alguns dos candidatos derrotados no primeiro turno da campanha, aproveitando para destacar que não foi difícil garantir o apoio daqueles políticos que disputaram a Prefeitura, no primeiro turno, pois existia um sentimento entre todos, de que a atual administração não fez o que deveria ter feito nos quase 8 anos de mandato. "Eles compreenderam que nosso projeto incorporava a renovação", disse.

Questionado sobre a informação de que o Partido dos Trabalhadores iria entrar na Justiça devido algumas possíveis irregularidades que teriam ocorrido no pleito, Roberto Cláudio disse que o que houve foram fatos isolados de ambos os lados, mas que, segundo ele, não há qualquer relevância para a cidade ou o processo eleitoral que o escolheu como gestor de Fortaleza.

Democracia

"Eu lamento a posição do partido, mas que as denúncias sejam investigadas e tenho certeza que a Justiça vai punir individualmente. Mas quem ganhou foi a população que se mobilizou nas ruas e eu vejo que a democracia está em festa", disse.

Roberto Cláudio lembrou ainda que a nível nacional e estadual o PT é aliado do PSB, e que as circunstâncias local foram quem influenciaram para que as duas legendas disputassem o pleito em lados opostos. Além de trabalhar as áreas essenciais da saúde e educação, o candidato afirmou que irá limpar a cidade e tapar todos os buracos, além de cuidar das praças e da estética da cidade.

Segundo disse, na disputa com Elmano de Freitas prevaleceu o debate das boas ideias e que a sua vitória se deu por conta da vontade do povo de um projeto alternativo, para avançar. Disse ainda que irá regulamentar e colocar para funcionar todas as leis do Plano Diretor Participativo, que desde 2009, quando foi publicado pela Prefeitura, mas que até agora não teve qualquer uma de suas leis aprovadas e sem elas o Plano praticamente não tem validade.

Roberto Cláudio se comprometeu ainda a organizar o Centro da cidade com shoppings populares, limpeza de suas ruas e reocupação, principalmente, estimulando a construção de unidades residenciais verticais. Se comprometeu a manter todos os funcionários terceirizados que estejam trabalhando e contribuindo para o desenvolvimento da cidade, lembrando que não sabe o número de funcionários terceirizados, atualmente.

Assembleia

Hoje, o deputado retoma suas atividades normais como presidente da Assembleia Legislativa cearense. Nos últimos dias as sessões ordinárias do Legislativo estadual estavam suspensas em razão do encerramento da campanha eleitoral.

Roberto Cláudio é presidente da Assembleia até fevereiro do próximo ano, mas como tem de assumir o mandato de prefeito no dia 1º de janeiro próximo ele terá que renunciar a presidência da Casa e o mandato parlamentar tendo em vista que a Constituição brasileira proíbe que uma mesma pessoa ocupe mais de um mandato eletivo.

Normalmente, no meio da legislatura, como é o caso, a Assembleia elege o presidente para o último biênio antes do encerramento do legislativo, em meados de dezembro. Por isso, Roberto Cláudio ainda poderá ser o coordenador da sua própria sucessão na Assembleia.

Orçamento
5,5 bilhões é o valor previsto para o Orçamento Municipal que será administrado pelo prefeito eleito de Fortaleza, Roberto Cláudio, ao longo do próximo ano

 

 Fonte: Diário do Nordeste 

Nenhum comentário: