segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Grupo de Luizianne fecha oposição a Cid e quer convencer resto do PT 

 

A Democracia Socialista agora tentará convencer o restante do PT de que o rumo político possível para o partido no Estado deverá ser de oposição. O presidente do partido em Fortaleza diz que o PT está aberto à discussão 







Em reunião que se estendeu de sexta-feira até sábado à noite, a Democracia Socialista (DS), uma das correntes internas do PT, decidiu que seu próximo passo deverá ser unificar as outras tendências do partido em torno de um adversário comum: o governo Cid Gomes (PSB).

A decisão ocorre depois que a executiva municipal do PT acordou em fazer “oposição vigilante” ao mandato Roberto Claudio (PSB). O encontro do último fim de semana teve presença de representantes de todo o Estado.

O presidente do PT em Fortaleza e um dos dirigentes da DS, Raimundo Ângelo, concorda que, para convencer seus companheiros de sigla, é preciso “ter muita paciência” e “construir uma posição com muita calma” e “respeitando o tempo de cada um”.

Para ele, integrantes de outras correntes estariam dispostos a conversar sobre o horizonte novo. A resolução deve ter a participação também do diretório nacional.

A prefeita Luizianne Lins (PT), principal líder da DS no Ceará e uma das mais importantes no País, tenta angariar representatividade nacional para colocar em campo seu projeto de oposição.

Na semana passada, ela e o candidato derrotado à Prefeitura, Elmano de Freitas, apresentaram à presidente Dilma Rousseff (PT) relatório das críticas feitos pelo PSB ao partido. Na ocasião, Dilma elogiou Luizianne, coisa que havia feito poucas semanas antes em relação a Cid Gomes. Na ocasião, fizera comentários simpáticos à atuação do governador na educação. Remontou inclusive à época em que ele era prefeito de Sobral.

Após sair das eleições dominando a geografia política cearense, com 41 prefeituras sob sua administração, o PSB - e Cid, como seu maior líder - deve ser personagem importante para o pleito nacional de 2014. Dilma precisa se equilibrar entre os dois adversários locais, mas aliados federais. A tendência é que ela conduza o processo na tentativa de não desagradar nem Luizianne nem Cid: não pode causar trauma dentro do próprio partido nem perder figura capitalizadora de votos no Interior. E ao governador tampouco interessa o confronto. Não à toa os quatro secretários estaduais petistas (Nelson Martins, Camilo Santana, Francisco Pinheiro e Izolda Cela) continuam em seus cargos - aparentemente sem urgência de sair.

Nesta semana, novo encontro entre Elmano, Luizianne e a presidente deve decidir rumos futuros da desgastada aliança no Estado. Curiosamente, Luizianne, que havia sido alçada ao posto de presidente do PT no Ceará para facilitar a relação com Cid Gomes, agora pretende encabeçar a frente oposicionista, caso a opinião da DS consiga se tornar majoritária.

De acordo com Raimundo Ângelo, se a prefeita sair derrotada também nessa batalha interna, seu comportamento deverá ser acertado com o partido.

Já prevendo essa possibilidade ou não, o fato é que Luizianne estaria sinalizando que poderá se retirar da política, possivelmente para retomar os estudos.

Nos dias 7 e 8 de dezembro, o PT nacional fará balanço sobre o resultado das eleições no Brasil.

Segundo Raimundinho, é possível que ainda não seja dezembro o mês que vai decidir definitivamente de que lado da trincheira o PT ficará no Estado.

ENTENDA A NOTÍCIA

Corrente majoritária do PT em Fortaleza, da qual a prefeita Luizianne Lins é uma de suas figuras mais emblemáticas, tentará conquistar o restante do partido, inclusive no plano nacional, para firmar posição ao governo Cid Gomes (PT).

Serviço

Reunião do PT para discutir sobre resultado das eleições de 2012
O encontro deve envolver líderes de todas as partes do País.
Quando: dias 7 e 8 de dezembro

Entenda o caso

11 de junho
O fim da relação entre PT e PSB em Fortaleza, que já vinha desgastada, consumou-se quando o PSB anunciou candidatura própria à Prefeitura. O governador Cid Gomes (PSB) não aceitou apoiar o escolhido por Luizianne Lins (PT) para a disputa. Na época, Cid declarou que “o candidato indicado por Luizianne (Elmano de Freitas, ex-secretário de Educação do Município) representa um projeto que se exauriu”.
28 de outubro
Na eleição mais disputada da história de Fortaleza, o PSB levou a melhor sobre o PT e elegeu o presidente da Assembleia Legislativa, Roberto Claudio, para a Prefeitura. O PT não se resignou com o resultado. Em entrevistas à imprensa, representantes do partido disseram estar juntando provas de irregularidades eleitorais supostamente praticadas pelo PSB. Apesar das promessas, o material não foi até hoje apresentado.
8 de novembroA prefeita Luizianne foi à Brasília levar seus questionamentos ao presidente nacional do PT, Rui Falcão. No dia seguinte, encontrou-se com o ex-presidente Lula. A peregrinação tinha objetivo de angariar apoio contra o PSB estadual. No mesmo dia em que Luizianne estava com Lula, a presidente Dilma Rousseff recebeu Cid Gomes e fez homenagem ao governador, destacando sua atuação na educação. Na próxima semana, Dilma deve ser reunir com Elmano e Luizianne para discutir rumos políticos do PT.


Fonte: Jornal O Povo




Nenhum comentário: