quarta-feira, 28 de novembro de 2012

RC define prioridades de recursos para 2013

 

Construção de creches, início do programa de tempo integral nas escolas, reforma de postos de saúde, construção de Unidades de Pronto Atendimento (Upas) e de policlínicas. São esses os projetos que a equipe do prefeito eleito Roberto Claudio (PSB) vai priorizar na hora de adequar o Orçamento de Fortaleza para 2013 às promessas que RC fez durante a campanha. Ou seja, esses serão os pontos que merecerão mais atenção no primeiro ano da nova gestão.


As informações são do ex-secretário de Aloísio Carvalho, um dos integrantes da equipe de transição do prefeito eleito. “O que estamos fazendo para 2013 é adequar o Orçamento àquilo que o prefeito eleito propôs na campanha e esses são os projetos que ele vai querer começar a executar no primeiro ano”, afirma Aloísio. Ele, porém, preferiu não estabelecer prazo para o início de cada projeto. “Será no exercício de 2013”, resumiu.

Para viabilizar essas ações, os vereadores da base de apoio a RC vão apresentar, nos próximos dias, as ideias para o remanejamento de recursos no Orçamento de R$ 5,5 bilhões proposto pela atual gestão municipal. Desse valor, 22% podem ser realocados, isto é, tirados de uma área para outra, a fim de adaptar as verbas aos projetos da nova gestão. O Orçamento deve entrar em pauta amanhã e a expectativa é que seja aprovado, em votação final, até 15 de dezembro.

De acordo com o vereador Elpídio Nogueira (PSB), integrante da equipe que coordena o Projeto de Lei Orçamentária na Câmara, o percentual que pode ser remanejado foi considerado “razoável” por RC. “Esse percentual dá para contemplar as medidas que ele vê como prioridade”, afirmou. O vereador chegou a colocar o Bilhete Único entre as prioridades do prefeito eleito para o remanejamento (dizendo inclusive que isso havia sido tratado em recente conversa com RC), mas depois voltou atrás e disse que esse seria um projeto de aspecto mais administrativo e, por isso, não exigiria remanejamento de recursos no Orçamento.

Já no campo administrativo RC decidiu, segundo Elpídio, que todas as alterações mais profundas só serão apresentadas após o início da gestão. Entre elas está a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública e a reforma administrativa nas Secretarias Executivas Regionais.

Tais alterações, bem como eventuais fusões entre secretarias e coordenadorias, seriam propostas à Câmara em forma de mensagem, nos primeiros meses da nova gestão.


Fonte: Jornal O Povo

 

Nenhum comentário: