segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Roberto Cláudio diz aguardar aceno da prefeitura para iniciar transição

 


 


O prefeito eleito de Fortaleza e presidente da Assembleia Legislativa, deputado Roberto Cláudio (PSB), afirmou na quinta-feira (01/11) que está aguardando um “gesto” da Prefeitura de Fortaleza para iniciar o processo de transição de governo.
“Só há transição quando o outro lado se dispõe a iniciar formalmente o processo”, disse, em entrevista coletiva concedida a imprensa no fim da manhã. Roberto Cláudio explicou que aguardará a abertura de canais para anunciar a equipe que atuará nos próximos dois meses que antecedem sua posse.
De acordo com ele, é preciso conhecer “a estrutura administrativa e o que tem de ser mudado”. “É a partir desse diagnóstico que a gente vai buscar os perfis de pessoas que vão ocupar as funções”, ponderou.
Segundo o prefeito eleito, até agora não houve contato da parte da gestão petista. Contudo, conforme ressaltou, “para além da relação respeitosa”, há legislações federal e municipal que obrigam o acesso do próximo gestor às informações.  “Nós já perdemos uma semana. Uma semana de prejuízo para a cidade”, enfatizou.  
Uma das principais preocupações do futuro governo socialista está relacionada com o orçamento, que está sendo votado na Câmara de Fortaleza. Roberto Cláudio quer ter acesso à peça para garantir a viabilidade de todos os projetos prometidos durante a campanha.  
“O orçamento, na verdade, pode amarrar e ao mesmo tempo, se for adaptado, pode dar liberdade para que os nossos projetos sejam realizados. O que a gente quer é estudar o orçamento e saber se há constrangimento aos nossos projetos, e, se houver, pleitear uma adaptação, sem mexer na essência”, expôs.
O prefeito eleito adiantou à imprensa que deve se reunir com a bancada federal cearense na próxima semana para garantir mais fontes para investimentos. “Há recursos empenhados e eu quero garantir para o próximo ano”. Ele disse que irá construir parcerias com a presidenta Dilma Rousseff, além das já anunciadas com o governo Cid Gomes.
“Quero também ter a ousadia de buscar dinheiro fora do País. Para projetos de grande impacto social que atingem a camada mais pobre sempre há dinheiro no estrangeiro”, acrescentou.
Roberto Cláudio também falou da futura relação entre Executivo e Legislativo em seu governo. Segundo ele, a oposição sem “ranço” e sem “dor de cotovelo” é construtiva e ajuda a melhorar a gestão.
O prefeito eleito comentou ainda as declarações do candidato do PT derrotado no segundo turno, Elmano de Freitas, ao denunciar supostos crimes eleitorais durante o pleito no domingo, 28 de outubro. “O povo de Fortaleza não se vende. Fortaleza é uma cidade progressista de vanguarda, com consciência e que vota com cuidado. As palavras do ex-candidato e da coligação ofenderam o povo de Fortaleza”, afirmou.
“São ofensivas que demonstram que a importante virtude de respeitar a democracia e o desejo da maioria não parece que fazem parte da rotina e do dia a dia do candidato da coligação”, criticou ainda.
 
 
Fonte: Assembléia Legislativa do Ceará

 


 

Nenhum comentário: