quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Solenidade na AL marca o centenário de Luiz Gonzaga

 


 



A Assembleia Legislativa foi espaço, na tarde da última quarta-feira (05/12), de celebração pelo centenário de nascimento de Luiz Gonzaga, o “Rei do Baião”, a ser comemorado no próximo dia 13 de dezembro. A sessão solene, que aconteceu no Plenário 13 de Maio, foi solicitada pelos deputados Fernando Hugo (PSDB), Fernanda Pessoa (PR), Paulo Facó (PTdoB) e Lula Morais (PCdoB).  

 

 Hugo, que presidiu os trabalhos durante a solenidade, definiu o músico como o maior compositor do Brasil, desculpando-se com os brasileiros do Sul e Sudeste que não concordam com sua opinião. Já Lula Morais apresentou um histórico da trajetória de Luiz Gonzaga, desde o seu nascimento, ressaltando que o sanfoneiro deixou uma das maiores contribuições para a música e cultura brasileira.

“Ele criou o baião junto com Humberto Teixeira e mostrou ao País a identidade do sertão, com as dores do povo, mas também com a alegria, sensualidade e irreverência”, acrescentou Lula.

Para Fernanda Pessoa, Luiz Gonzaga deixou um “belo legado para os dias e as noites brasileiras serem felizes”. De acordo com ela, esse centenário configura-se em um leque de celebrações, mas, mesmo em vida, o músico já foi homenageado em inúmeras ocasiões públicas, como quando recebeu o Titulo de Cidadão Cearense. “Este é um momento rico para a música, cultura e futuro do Nordeste”, complementou.

Segundo Paulo Facó, dentre os muitos agentes da saga nordestina, Luiz Gonzaga emergiu como um dos maiores exemplos “da força destemida da alma regional do Nordeste”. O parlamentar destacou ainda que, com sua forma original e encantadora de falar das alegrias, tragédias e virtudes de seu povo, o sanfoneiro transformou seus xotes e baiões em mensageiros legítimos dos sentimentos nordestinos.

Na ocasião, foram homenageados com placas comemorativas à data, além de Luiz Gonzaga “in memoriam”, a Orquestra Eleazar de Carvalho; o cantor e compositor Raimundo Fagner; o poeta e radialista Arievaldo Viana Lima; o colecionador da obra de Luiz Gonzaga Arlindo Moreira Barreto; o presidente da Casa do Cantador do Nordeste, Dimas Mateus; o cordelista Paulo de Tarso; o radialista e cordelista Pedro Célio Forte Sampaio; o radialista e poeta Antônio Carneiro Portela; o programa Gonzagando da FM Assembleia (96,7 MHz); o secretário de Cultura de Guaiúba e apresentador da TV Ceará, Álvaro Rodolf Forte Martins; o publicitário Guto Benevides, presidente da TV Ceará, e o acordeonista e compositor Hidelito Parente.

Além destes, receberam placas também os radialistas João de Oliveira e Moreira Brito; o acordeonista Zé de Manu; o cordelista Dílson Pinheiro, apresentador do programa Ceará Caboclo da TV Ceará; o radialista Paulo Oliveira; o sanfoneiro Waldonys e o vice-governador do Estado, Domingos Filho.

Também estiveram presentes à solenidade os deputados Manoel Duca (PRB) e Roberto Mesquita (PV).
RT/LF

 

 

Fonte: Assembléia Legislativa do Ceará

Nenhum comentário: