quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

AL deve debater temas mais gerais

 

 

Para deputados, a Copa será um dos assuntos a ganhar maior atenção da Casa após o recesso, em fevereiro próximo
Deputados já estão planejando quais assuntos devem tratar no plenário da Assembleia Legislativa neste ano. Como não se trata de ano eleitoral, alguns parlamentares acreditam que esse será o momento de tratar de temais mais globais, que interessam a todo o Estado, como segurança, educação e saúde, além de outros pontos que necessitarão de mais atenção por parte do Legislativo, como os preparativos para a Copa do Mundo de 2014. A Casa retoma suas atividades no início de fevereiro, quando termina o recesso.

O deputado Roberto Mesquita (PV) espera que este ano o setor da segurança pública ganhe mais atenção por parte dos parlamentares. Ele diz que pretende levantar na tribuna da Casa o aumento da violência no Estado que, de acordo com ele, tem como uma das causas principais as drogas.

Segurança
O parlamentar entende que um ponto positivo foi o fato do Governo compreender, "depois de seis anos de administração", que as drogas têm relação direta com a violência e que para garantir segurança à população é necessário combater o consumo e o tráfico de drogas. Roberto Mesquita também reclama a necessidade de se discutir uma melhor qualidade na educação e na saúde, embora reconheça que o Estado garantiu diversos equipamentos para ambas as áreas.

Refinaria e siderúrgica devem fazer parte dos pronunciamentos do deputado Sérgio Aguiar (PSB) a partir de fevereiro. O parlamentar destaca que essas são obras importantes para o Estado e, por isso, deve haver uma cobrança para que elas sejam agilizadas a partir deste ano. O parlamentar pretende também debater a queda do Produto Interno Bruto (PIB) e os efeitos que isso pode gerar.

Já o deputado Heitor Férrer (PDT) quer tratar novamente dos empréstimos consignados. Um possível esquema de tráfico de influência e enriquecimento ilícito foi denunciado pelo pedetista em setembro de 2011, mas de acordo com o parlamentar, de lá para cá, nada mudou, por isso a necessidade de continuar cobrando novo modelo de empréstimo aos servidores.

Contas
Férrer espera também debater as contas de Governo referentes ao ano de 2011, já aprovadas no plenário da Assembleia no final de 2012. Questionado por que não discutiu esse ponto durante a votação das contas, Férrer disse que preferiu tratar do assunto com mais tempo, pois, conforme explicou, o Tribunal de Contas do Estado (TCE), apesar de ter recomendado a aprovação, fez ressalvas em 30 itens.

Enquanto isso, o deputado Dedé Teixeira (PT) pretende destacar outros temas, como a Copa do Mundo, as cotas para as universidades, a nova política nacional de resíduos sólidos e a seca no Ceará. Sobre esse último ponto, o petista disse haver uma expectativa para que a quadra invernosa no Ceará, neste ano, seja satisfatória, já que em 2012, o cearense teve de enfrentar uma grave seca.

Mesmo se a previsão de chuvas para o Ceará for positiva, o parlamentar defende que o assunto deva ser tratado, alegando que é preciso discutir projetos de irrigação e abastecimento.



Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: