sexta-feira, 26 de abril de 2013

Mundial 2014: CapCopa e instituições debatem capacitação profissional

 


 



 


Com o tema “Capacitação para a Copa 2014”, o Comitê de Acompanhamento das Ações Relativas à Copa 2014 (CapCopa) da Assembleia Legislativa realizou, na tarde quinta-feira (25/04), mais um encontro. Na ocasião, representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço de Apoio a Pequenas e Médias Empresas (Sebrae), Serviço Social do Transportes e Serviço Nacional de Aprendizagem de Transportes (Sest/Senat) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) apresentaram as iniciativas desenvolvidas por cada um deles com relação à Copa 2014.
O presidente do CapCopa, deputado Danniel Oliveira (PMDB), conduziu o debate e disse que desde 2011 o comitê vem tratando sobre a questão da capacitação para o Mundial. “As pessoas, com a chegada da Copa passam a ter oportunidades para suas famílias, é importante investirmos em obras, mas a capacitação se faz necessário”, ressaltou.
Ele sugeriu que a próxima visita do comitê seja às obras do torno da Arena Castelão. “É uma oportunidade de conhecer bem o que está de fato pronto para a Copa das Confederações e posteriormente para a Copa do Mundo”, enfatizou.
O gestor de Turismo do Senac, Isaac Coimbra Pinheiro, informou que 170 cursos estão sendo ofertados com enfoque no Mundial. “Nossa meta é formar 40 mil profissionais. Em 2012, já foram 30 mil e em 2013 serão mais 15 mil profissionais capacitados, ultrapassando assim nossa meta”, pontuou.
A articuladora do Sebrae, Maria Lédia Vieira, destacou que dos empregos gerados no Brasil, em torno de 60% são ofertados pelas pequenas e médias empresas. Conforme Maria Lédia, até o momento 875 empresas já foram atendidas pelo Sebrae Ceará com serviços relacionados a Copa 2014, sendo R$ 1,3 milhão investido e R$ 21,9 milhões em negócios realizados.
O coordenador de Desenvolvimento Profissional do Sest/Senat, Gladimir Sales, ressaltou que 80 mil taxistas serão capacitados no Brasil, sendo que no Ceará, 790 já participaram de cursos. Já a gerente de Planejamento do Senai, Mônica Machado Cavalcante, informou que até este ano, 23 mil pessoas serão capacitados pela instituição.
Criado em maio de 2011, o CapCopa é composto por 28 entidades e possui 37 integrantes. O objetivo do comitê é fiscalizar o andamento dos trabalhos relacionados com a Copa e otimizar a troca de informações, garantindo uma melhor infraestrutura para a competição.
O evento contou com a participação dos deputados Sérgio Aguiar (PSB), Júlio César Filho (PTN) e Hermínio Resende (PSL); dos vereadores de Fortaleza, Iraguassú Texeira (PDT) e Leonelzinho Alencar (PTdoB); de representantes do Grupo Gestor da Copa (Gecopa); da Associação Cearense de Imprensa (ACI); Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero); Justiça Federal; Ibama; Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza e EcoFor; Tribunal de Contas da União (TCU); Tribunal de Contas dos Municípios (TCM); e Universidade Federal do Ceará (UFC).

Fonte: Assembleia Legislativa do Ceará

Nenhum comentário: