segunda-feira, 24 de junho de 2013

Presidente da AL participa de reunião com governador, prefeito e manifestantes 

 


 



 


O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado José Albuquerque (PSB), intermediou, na tarde da última sexta-feira (21/06), um encontro entre o governador do Estado, Cid Gomes, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, o secretário de Educação de Fortaleza, Ivo Gomes, e o de Conservação e Serviços Públicos, João Pupo, e nove integrantes do movimento “+ Pão - Circo”. Na pauta, as reivindicações das manifestações que vêm acontecendo no Ceará nos últimos dias.
José Albuquerque explicou que centenas de manifestantes se dirigiram ontem à Assembleia e foi iniciado um diálogo. “Eles queriam falar com o secretário Ivo Gomes, com o governador e com o prefeito Roberto Cláudio, que aceitaram vir de imediato. Então, é mais uma vez o Legislativo cumprindo seu papel de interlocutor de parcerias com a sociedade”, acrescentou.
Cid Gomes informou que os integrantes do movimento tiveram o cuidado de avisar várias vezes que não são líderes, afirmando, inclusive, que o movimento não possui liderança específica. “Foi um momento extremamente rico. Eu estou na vida pública por vontade de servir, sonhar e ajudar a construir um mundo melhor. A maior parte das reivindicações que eles colocam é possível de se fazer agora. Outras tantas precisam de um prazo, um período e um planejamento”, afirmou o governador.
Para o gestor estadual, foi uma reunião nobre. Ele ressaltou ser preciso se reunir com mais gente para ouvir, pensar, discutir e planejar mais. E garantiu sua disposição em ser solidário aos manifestantes.
O governador lembrou ainda que, para a Copa das Confederações, foi feita uma matriz de responsabilidade para construir os estádios e os acessos aos estádios. De acordo com ele, é preciso fazer agora uma matriz de responsabilidade para a educação, para a saúde, segurança pública e transporte coletivo, definindo de quem é a responsabilidade com cada uma das tarefas e determinando um prazo para cada uma delas.
“Eu estou disposto a dialogar com qualquer representação, liderança ou participante de qualquer movimento que eu entenda como sério e bem intencionado. E acho que a essência desse movimento no Brasil é bem intencionada, pois sonha com um país melhor”, salientou.
Cid registrou que os manifestantes fizeram queixas relacionadas ao tráfego e à segurança no movimento da última quarta-feira (19/06), e que informaram sobre abusos por parte da Polícia Militar. Ele ressaltou que a Controladoria Geral de Disciplina, órgão do Governo do Estado, existe para apurar e não está submetido à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social.
“Então, isso será examinado. É um dever nosso e não uma concessão. Os brasileiros entenderam que, quando se deseja coletivamente, se consegue. É fundamental que tenhamos metas, planejamentos, objetividade e certeza de onde se quer chegar”, complementou.
Em relação ao próximo jogo na Arena Castelão, em Fortaleza, neste domingo (23/06), Cid disse que é obrigação do poder público, nas instâncias federal, estadual e municipal, assegurar o direito às pessoas de irem ao estádio com tranquilidade. “Vamos cumprir nossa responsabilidade. Posso dizer que, quem não comprou ingresso ainda, compre, pois vai ser um belo jogo”, concluiu.
O prefeito Roberto Cláudio falou sobre o preço da passagem de ônibus em Fortaleza, lembrando que a gestão anterior, no dia 24 de dezembro, aumentou a tarifa, mas que a atual gestão recorreu e aguarda julgamento.
“Ganhamos na Justiça a primeira instância, o Sindiônibus recorreu, ganhou, e continua em R$ 2,20. Mas a Prefeitura e o Ministério Público são réus do processo, já que fomos nós que recorremos. Então, demos essa satisfação aos estudantes do movimento, do que tem sido feito nessa área”, explicou.
O prefeito garantiu que sua administração tem como objetivo a qualificação do transporte público, a manutenção da tarifa única mais barata do Brasil, o aumento do número de ônibus com ar-condicionado e do número de linhas.
O gestor municipal falou ainda sobre os manifestantes, definindo-os como um grupo de jovens maduros, responsáveis, conscientes e desejosos da construção de uma política e de uma sociedade com novos valores e novos compromissos, além de cuidadosos com os rumos que o movimento vai tomar.
RT/AT

Fonte: Assembleia Legislativa do Ceará 

Nenhum comentário: