terça-feira, 16 de outubro de 2012

Heitor quer ir ao segundo turno

 

Em entrevista, pedetista diz não poder votar no candidato da prefeita nem no postulante apoiado por Cid Gomes
Os advogados do deputado Heitor Férrer (PDT) recorreram ao Tribunal Regional Eleitoral, depois que o juiz Mário Parente negou a liminar em que eles pediam a suspensão do resultado da eleição no 1º turno, requerendo a "paralisação das campanhas eleitorais" dos dois candidatos a prefeito: Elmano de Freitas (PT) e Roberto Cláudio (PSB) ou "alternativamente, que assegure a participação do Requerente em toda a propaganda do segundo turno, com a inserção de seu nome na urna eletrônica".

Antes, após lhe ter sido negada a liminar para suspender o resultado da eleição, Heitor, por seus advogados, pediu ao mesmo magistrado e lhe foi negado, a proibição de qualquer pesquisa feita pelo Ibope e o Datafolha "referente às eleições em Fortaleza, até o julgamento final desta ação para impedir novo comprometimento da normalidade do processo eleitoral".

Heitor Férrer admite ter havido "conluio entre os dois Institutos (Ibope e Datafolha), ao fixarem em 15% o percentual de voto do candidato". Em razão disso ele defende a abertura de inquérito policial para apurar a "ilicitude, materializada na deturpação das pesquisas".

Dois mais votados
Os novos pedidos de Heitor foram indeferidos pelo juiz Mário Parente, no último dia 10 e no mesmo dia foi encaminhado o recurso ao Tribunal Regional Eleitoral, com o pedido para que ele venha a participar da propaganda eleitoral e tenha o seu nome na urna eletrônica para, com os outros dois candidatos, ser votado no próximo dia 28.

Segundo a Constituição Federal, na eleição majoritária, no caso a de prefeito com cidade municípios com mais de 200 mil eleitores, exemplo da Capital cearense: "se nenhum candidato alcançar maioria absoluta na primeira votação, far-se-á nova eleição em até vinte dias após a proclamação do resultado, concorrendo os dois candidatos mais votados e considerando-se eleito aquele que obtiver a maioria de votos válidos".

Ontem, em entrevista coletiva na Assembleia Legislativa cearense, Heitor Férrer anunciou que não apoiaria nenhum dos dois candidatos que estão na disputa. "Nem voto no candidato da prefeita, nem voto no candidato do governador".

Segundo ele, jamais poderia trair o seu eleitor. Apoiar Elmano de Freitas (PT), conforme argumentou, seria uma incoerência, por não concordar com o continuísmo de uma administração de oito anos que deixou muito a desejar. Já apoiar Roberto Cláudio, entende, seria negar a sua própria história, lembrando que nesses seis anos de mandato fez críticas severas ao Governo Cid Gomes, que apoia Roberto.

O parlamentar argumenta que o seu eleitor é livre, independente e "extremamente politizado", por isso, saberá decidir como votar, não importando qual posição ele, Férrer, tomaria. O pedetista acredita que mesmo se viesse a apoiar um candidato neste segundo turno, o seu eleitor não necessariamente o seguiria.

Ele disse entender a posição do PDT em se aliar ao candidato do PSB, pelo fato de o partido dar apoio ao Governo de Cid Gomes, contudo salienta que o PDT não lhe tirou o direito de manifestar seu posicionamento, afirmando não haver nenhum tipo de constrangimento sobre isso



Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: