segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Os últimos trunfos de Elmano e Roberto Cláudio

O candidato petista aposta na vinda do ex-presidente Lula e na participação de militantes oriundos do Interior. Já o prefeiturável pelo PSB contará com o empenho integral de Cid Gomes e o apoio de prefeitos eleitos em outras cidades




Padrinhos políticos, grandes manifestações de apoio e militância reforçada pelo interior. Na semana decisiva da eleição em Fortaleza, essas são algumas das “cartas na manga” de Elmano de Freitas (PT) e Roberto Cláudio (PSB) na tentativa final de conquistar a preferência do eleitorado.

Para ambos os candidatos, o principal trunfo da campanha seguirá a mesma estratégia que ajudou a conduzir os ex-desconhecidos ao segundo turno: a aposta na imagem de padrinhos políticos. Em caráter menor, surgem numerosas e distintas estratégias.

Entre os petistas, três pontos são tratados como fundamentais para a última semana de campanha: a militância na rua, o desempenho nos debates e a vinda do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que realiza comício nesta terça-feira, na Praça do Ferreira.

Lula chega a Fortaleza e vai direto para o evento, marcado para as 13 horas. Segundo a prefeita Luizianne Lins (PT), a ideia é aproveitar a presença do ex-presidente já em determinada parte do trajeto. “Vamos esperar ele desde o aeroporto antigo (Vila União), de lá ele se desloca até a Marinha (Jacarecanga) e de lá vamos fazer um grande cortejo, com ele em carro aberto até a Praça do Ferreira”, explica a prefeita.

Para a atuação da militância na rua, espera-se um grande reforço vindo do interior do Estado, sob a orientação dos prefeitos e vereadores do PT. A coordenação de campanha espera que cerca de cinco mil pessoas venham dessas cidades para acompanhar a visita de Lula.

Apoio

No caso do PSB, a participação do governador Cid Gomes (PSB) e dos apoios conquistados por Roberto Cláudio no segundo turno é o trunfo do partido para a reta final da eleição. “De licença a partir dessa segunda-feira, o governador agora poderá ir mais em campo, visitando inclusive grandes concentrações, como terminais de ônibus e praças”, diz Sarto Nogueira, coordenador político da campanha de Roberto.

Ele afirma que a campanha seguirá a mesma metodologia empregada até agora - com caminhadas, carreatas, comícios e reuniões com segmentos diversos. “Dessa vez, porém, vamos apostar mais na participação de líderes políticos que estão nos apoiando”, explica. Roberto Cláudio também contará com reforço do interior do Estado. Segundo Sarto, prefeitos de 60 municípios - cada um com sua comitiva - deverão passar a semana em Fortaleza, participando de ações de apoio ao candidato.

Por quê

ENTENDA A NOTÍCIA

As últimas pesquisas de intenção de voto apontam que a disputa em Fortaleza, neste 2º turno, está bastante acirrada. Por isso os candidatos irão fazer uso de várias estratégias para conquistar o eleitorado.

SERVIÇO

Agenda dos candidatos

Elmano de Freitas
9 horas - Reunião com candidatos do PTC
Onde: Avenida Antônio Sales, 1900, às 9 horas
22h30min - Debate na TV Cidade
Onde: sede da TV Cidade (Avenida Desembargador Moreira, 2565 – Dionísio Torres)

Roberto Cláudio

9 horas - Caminhada no Parreão
12 horas - Entrevista ao programa Trem Bala - TV O POVO
14 horas - Gravação de programa eleitoral
22h30min - Debate na TV Cidade

 Fonte: Jornal O Povo

Nenhum comentário: