terça-feira, 6 de novembro de 2012

Roberto e Acrísio discutem finanças

O prefeito eleito, Roberto Cláudio, reúne-se com o presidente da Câmara Municipal, Acrísio Sena, para tratar do Orçamento de Fortaleza




O Orçamento de 2013 pautará algumas das reuniões da equipe de transição do futuro governo municipal.
Na manhã de ontem, o prefeito eleito, deputado Roberto Cláudio (PSB), conversou com o presidente da Câmara Municipal, vereador Acrísio Sena (PT), e recebeu sinal positivo de que será possível acompanhar, sem qualquer empecilho, as discussões sobre a Lei Orçamentária em discussão na Casa Legislativa. A previsão orçamentária do próximo ano chega a R$ 5,58 bilhões.
O novo chefe do Executivo conversará também como a bancada federal, provavelmente, para tentar engordar essa quantia e, assim, colocar em andamento as propostas apresentadas durante o processo eleitoral.
Embora a pauta principal tenha sido o Orçamento municipal, outros assuntos foram ventilados. Atual presidente da Casa, Acrísio, nos bastidores, é cotado para disputar novamente a presidência da Casa. Mas, o posicionamento de oposição ao futuro governo pode atrapalhar os planos do petista.
Ao sair da reunião, Acrísio não comentou sobre possíveis articulações políticas, atendo-se apenas à discussão do Orçamento. Segundo ressaltou, a discussão foi “produtiva” e, portanto, do ponto de vista administrativo, o posicionamento da Câmara é adotar o mesmo tratamento dado aos vereadores, acolhendo a equipe de transição do atual governo e da futura gestão as discussões do Orçamento.
“A disposição é ajustar o Orçamento de acordo com os desafios que a equipe irá apresentar. Realizando, assim, uma construção coletiva e creio que poderemos dar grande contribuição ao Orçamento de 2013”, afirmou o petista que, inclusive, amanhã, recepcionará as equipes de transições juntamente com os vereadores eleitos e sociedade civil, durante seminário para discutir a lei orçamentária, no Hotel Seara.

“MOSTRAR TUDO”
 
O Articulador Político da Prefeitura de Fortaleza, Waldemir Catanho, garantiu, ontem, que “nós vamos abrir a Prefeitura e os técnicos indicados por Roberto Cláudio terão acesso às informações”. Ele disse ainda que o secretário de Finanças de Fortaleza, Alexandre Cialdini, “vai receber os técnicos e mostrar tudo, detalhadamente, sem problemas. O Geraldo Accioly [coordenador de Projetos Especiais da Prefeitura] vai mostrar os projetos concluídos, em andamento e os que ainda vão ser executados, mas com o dinheiro em caixa”.

RECURSO
 
A equipe que atuará na mudança da futura gestão ainda não foi anunciada. Contudo, Roberto Cláudio reafirmou que, assim que houve a formalização do processo pela atual gestão, sua equipe será anunciada. Conforme destacou, o grupo está pronto para iniciar os trabalhos.
“Estamos prontos para transição e, a partir de 2013, já chegar agindo. Esta é a expectativa da população”, disse o parlamentar, agradecendo, o que chamou de “ato de gentileza e responsabilidade” do presidente da Câmara, Acrísio Sena, para que sua equipe de transição possa acompanhar o processo de votação do Orçamento. De acordo com ele, dois técnicos serão destacados para acompanhar as discussões.
Roberto Cláudio disse, ainda, que participará hoje, em Brasília, de reunião com a bancada cearense, no qual, além de discutir emendas ao Orçamento da União, iniciará um dialogo para garantir apoio político para agilizar liberação de recursos para a Prefeitura de Fortaleza junto ao Governo Federal. (Laura Raquel, da Redação)


Fonte: Jornal O Estado
 

Nenhum comentário: