segunda-feira, 8 de julho de 2013

Municípios do Litoral Oeste apoiam campanha pela Refinaria do Ceará

 


 


Com a participação do ex-ministro Ciro Gomes, do governador em exercício, deputado José Albuquerque (PSB), de parlamentares, secretários, empresários, membros da sociedade e lideranças políticas de 12 municípios do Litoral Oeste do Estado, a campanha pela instalação da Refinaria Premium do Ceará realizou, na tarde desta quinta-feira (04/07), na cidade de Camocim, mais uma ampla mobilização.
Deputado José Albuquerque (PSB) disse estar bastante otimista com os primeiros resultados da campanha e com a ampla adesão de prefeitos e do setor produtivo nos seis encontros já realizados no Estado, informando ter recebido a noticia de que "o projeto da refinaria estará sendo concluído até dia 30 de julho”.
O parlamentar ressaltou a importância da mobilização de todos os cearenses e assegurou que a campanha vai continuar no próximo semestre. “Após o recesso a mobilização continua. Vamos fazer um grande encontro na Capital e reunir novamente todas as lideranças que estiveram participando dessas mobilizações”, adiantou.
O ex-ministro Ciro Gomes classificou a refinaria como o grande salto que a economia cearense necessita. Ele fez críticas à Petrobras e reforçou a importância da união de todas as lideranças. “A Petrobras é uma caixa preta, eu estou sentindo o cheiro da enrolação nessa história. Nós temos que lutar porque se depender da Petrobras a refinaria não virá para o Ceará”, afirmou.
Já o deputado Sérgio Aguiar (PSB), primeiro secretário do Legislativo Estadual, disse que poucos têm conhecimento da importância da refinaria para o desenvolvimento do Estado e cobrou o início imediato das obras. “O presidente Lula prometeu, a Dilma referendou, então porque não cobrar? O grito não é apenas dos deputados, mas de várias pessoas que querem um estado com riquezas e melhores condições de vida para sua gente”, pontuou.
A prefeita de Camocim, Mônica Aguiar, afirmou que a refinaria terá papel de suma importância para região litorânea. Ela ressaltou que o potencial turístico da região ganhará força com a implantação do empreendimento. “Acredito que todo o estado do Ceará ganhará com a refinaria mesmo estando na Região Metropolitana de Fortaleza esse empreendimento vai mudar a vida de todo interior cearense”, enfatizou.
Presente ao encontro, o secretário Especial da Copa no Município de Fortaleza, Domingos Neto, também destacou a necessidade de cobrar o início das obras, lembrando que este é o anseio de todo cearense.  
O evento contou com a participação ainda do secretário de Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, do presidente do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembleia Legislativa, deputado Lula Morais (PCdoB), dos deputados Manoel Duca (PRB) e Rogério Aguiar (PSD), dos prefeitos de Barroquinha, Teresinha Maria Cerqueira; Chaval, Pacheco Neto; Martinópole, James Martins; Uruoca, Francisco Kilsem; Bela Cruz, Carlos Antonio; Marco, José Grijalma; Cruz, Odair José Mendes e Itarema, Benedito Monteiro, além de representantes de Granja, Jijoca de Jericoacora e Morrinhos.  
A campanha teve início no dia 5 de junho e visitará 11 municípios cearenses até agosto. A caravana já percorreu as cidades de Sobral, Tianguá, Crateús, Limoeiro do Norte, Crato, Iguatu e Camocim. Estão previstas visitas aos municípios de Baturité, Itapipoca, Quixadá, Aquiraz e Fortaleza.
DF/CG

Fonte: Assembleia Legislativa do Ceará

 

Nenhum comentário: